Otoplastia: o que é preciso saber? Descubra tudo aqui!

A orelha, mesmo que seja a parte do corpo que não chame muita atenção, tem sua importância esteticamente e para a autoestima. Quando se apresentam uma posição aberta demais em relação a cabeça. A orelha de abano, popularmente conhecida, é um problema enfrentado por algumas pessoas desde sua infância. Esse detalhe acaba afetando a autoestima delas devido ao preconceito que, muitas vezes, sofrem.

A orelha de abano é muito comum, e para corrigi-lá é realizada a otoplastia. Essa alternativa encontrada acaba moldando a área, de forma que ela fique em harmonia com todo o rosto e devolva a autoconfiança para o paciente. Mas você sabe se pode submeter-se a esse procedimento?

Neste artigo, você encontrará a resposta para essa e mais perguntas. A seguir, entenda mais como é realizada essa cirurgia e como fica o resultado final. Continue a leitura!

O que é a otoplastia?

É uma cirurgia plástica para corrigir a proporção, posição ou forma das orelhas, com objetivo de torná-las mais proporcionais à fisionomia. No entanto, além da estética, é possível tratar defeitos, como a ausência de parte do órgão causados por traumas ou até mesmo de nascença, em alguns casos.

De que forma é feita a cirurgia?

Através de uma discreta incisão na parte posterior do pavilhão auricular se acessam as cartilagens que são moldadas, dobradas e reposicionadas.

Quem pode fazer?

A cirurgia só pode ser feita em crianças maiores que 6 anos, devido ao seu processo de formação. É nessa idade que esse tecido deixa de crescer e os riscos de o problema voltar são menores.

Além disso, qualquer pessoa com bom estado de saúde e que tenha problemas congênitos na área, sofreu um acidente ou simplesmente está insatisfeita com essa parte do rosto está apta para realizar o procedimento.

Como é o antes e depois da otoplastia?

A otoplastia é segura e dura cerca de 30 min, possibilitando ao paciente receber alta no mesmo dia. Após sair do hospital, é necessário utilizar a faixa por alguns dias e evitar traumas no local, assim, como atividades onde se possa ter contato físico com outras pessoas, como prática de esportes, por exemplo, por cerca de dois meses.

O efeito final da cirurgia dependerá do que incomoda e o que o paciente deseja. É visível já nos primeiros dias, mesmo com inchaço, mas o que ficará mais próximo do definitivo pode ser observado depois de 30 dias. Os resultados finais e completos podem ser percebidos em cerca de 6 meses.

Como você pode ver, a otoplastia transforma a autoestima dos pacientes e seu pós-operatório é tranquilo. Se suas orelhas lhe incomodam e você seria alguém mais contente mudando o formato delas, vale a pena investir nesse processo. Entretanto, para não ter dores de cabeça é recomendado realizar o procedimento com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.



Leia Mais