O que é uma cirurgia plástica reparadora?

Você sabe o que é uma cirurgia plástica reparadora? A cirurgia plástica reparadora é uma intervenção tanto para fins estéticos como reparadores.

 

Ao optar por um procedimento estético, dois caminhos podem ser seguidos: seja o dos fins estéticos, seja o dos fins reparadores. E há grandes diferenças entre os dois tipos de cirurgias.

A cirurgia plástica reparadora, como o próprio nome diz, tem como objetivo principal a correção e reparação de defeitos congênitos ou, ainda, aqueles adquiridos através de lesões corporais específicas.

Podemos incluir, neste grupo de correções, questões relacionadas a traumas, alterações e deformidades oriundas do processo de desenvolvimento, lesões ocorridas após cirurgias de âmbito oncológico, acidentes, dentre outros.

 

Áreas que abrangem a cirurgia plástica reparadora

Ao realizar uma cirurgia reparadora, o cirurgião responsável tem como objetivo principal a devolução ou fortalecimento das funções congênitas.

Quando não há a possibilidade de normalizar totalmente as funções, espera-se ao menos uma reversão aos quadros mais próximos do normal.

São 3 principais áreas de abrangência das cirurgias plásticas reparadoras:

 

Fissura labiopalatal

 São fendas e aberturas localizadas nos lábios ou no céu na boca. Podem surgir isoladamente ou decorrentes de alguma doença congênita.

A plástica reparadora, nestes casos, atua restaurando os padrões normais da boca. Além da cirurgia reparadora, o paciente necessita de acompanhamento com fonoaudiólogo, a fim de normalizar a fala.

 

Lipodistrofia e Lipoatrofia Facial

 A Lipodistrofia e a Lipoatrofia Facial acometem portadores do vírus HIV, como resultado do uso de medicamentos específicos.

Tais medicamentos ocasionam alterações metabólicas – como aumento sérico de lipídeos e resistência a insulina que, por sua vez, refletem na redistribuição da gordura corporal, sendo perda (lipoatrofia) ou acúmulo (lipohipertrofia).

A cirurgia reparadora atua na correção de alterações anatômicas na região da face, membros superiores e inferiores, abdome, nádegas, região cervical e nas mamas.

 

Queimados

A cirurgia plástica reparadora também é indicada para pacientes que sofrem com queimaduras. Aqui, a recomendação é para queimaduras de segundo grau profundo e terceiro grau.

Após realizados todos os enxertos necessários para o restabelecimento da área afetada, as cirurgias plásticas reparadoras são realizadas. O ideal é realizá-las após 1 ano do restabelecimento das funções da área queimada – período ideal para a cicatrização das queimaduras.

Devemos salientar a importância de procurar um bom profissional de cirurgia plástica reparadora, bem como uma clínica confiável. Desta forma, você obterá os resultados esperados e, acima de tudo, se submeterá a um procedimento seguro!

O Dr. Luciano Schutz, referência em cirurgias plásticas em Criciúma-SC, é médico, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como formação acadêmica, possui Graduação em Medicina e Pós-graduação em Cirurgia Plástica na Universidade Federal de Santa Catarina.

Venha nos visitar, conhecer a nossa estrutura e descobrir como o Dr. Luciano Schutz e equipe podem contribuir com o seu bem-estar. Estamos localizados na Rua Augusto dos Anjos, 170, esquina com Marcelino Champagnat, no bairro Pio Correa, em Criciúma/SC.



Leia Mais