Atuação do Fisioterapeuta nos cuidados pré e pós-operatório

Atuação do Fisioterapeuta nos cuidados pré e pós-operatório

Quase todas as práticas operatórias são associadas à atuação do Fisioterapeuta na fase posterior a realização do procedimento. A presença deste profissional, junto à recuperação do paciente, e a quantidade de sessões que ele realizará, geralmente dependem da complexidade da cirurgia.

O que muitas pessoas não sabem é que a fisioterapia é essencial, no caso das cirurgias plásticas estéticas, e não apenas no pós-operatório, mas também no pré. Um dos motivos é para evitar possíveis complicações, como:

● Edema;

● Fibrose;

● Equimose;

● Hematoma;

● Deiscência;

● Aderência e seroma.

Se você pensa em se submeter a uma operação estética e está curioso (a) sobre os cuidados com sua recuperação, saiba que boa parte dela se relaciona com o trabalho do Fisioterapeuta.

Neste artigo, mostraremos uma visão geral da relação que esse profissional tem com o processo cirúrgico estético e os principais recursos utilizados por ele. Mas, antes, vamos entender melhor a importância que este especialista tem na equipe. Acompanhe!

A importância da atuação do Fisioterapeuta no pré-operatório

e pós-operatório estético

Atualmente, o Cirurgião plástico e o Fisioterapeuta trabalham em conjunto para manter um alto nível de sucesso e diversos benefícios ao paciente. O principal objetivo do Fisioterapeuta é evitar possíveis complicações e acelerar a recuperação do paciente, agindo no pré e também no pós-operatório.

Vejamos cada uma dessas fases em detalhes!

Pré-operatório

Os procedimentos realizados pelo Fisioterapeuta no período pré-operatório são fundamentais para que o tecido esteja na condição ideal para realização da intervenção cirúrgica.

Isso também permitirá uma recuperação pós-operatória com muito mais eficiência. Estas são algumas das funções e benefícios no pré-operatório:

● Efetuar uma desintoxicação geral, a fim de preparar o organismo. Esse processo melhora a oxigenação e a desobstrução dos vasos venosos;

● Promover a nutrição do tecido local para diminuir as cicatrizes e sua aderência;

● Estimula a revitalização da vascularização e a oxigenação local;

● Prevenção de edemas e redução de hematomas no pós-operatório;

● Aumento da capacidade respiratória, principalmente nas cirurgias de abdominoplastia;

● Recuperação das áreas que apresentam hipoestesia, redução da sensibilidade.

Pós-operatório

Por meio de técnicas combinadas, como respiração, uso de terapias manuais e recursos eletrotermofototerapêuticos, o especialista consegue auxiliar no reparo tecidual, devolver a flexibilidade e mobilidade com maior agilidade.

Estes são alguns benefícios da fisioterapia pós-operatória:

● Alivia dores e hematomas;

● Diminui edemas;

● Regeneração rápida do tecido;

● Melhora na sensibilidade local;

● Prevenção da formação de fibrose;

● Melhoria da postura;

● Relaxamento;

● Melhora na circulação veno-linfática;

● Rapidez na cicatrização;

● Agilidade na recuperação da rotina do paciente.

No período pós-cirúrgico, o fisioterapeuta é quem orienta o paciente quanto ao tempo de retomada das atividades de rotina, exercícios e também corrige alterações posturais pós-cirúrgicas ou trata desconfortos provenientes de certas limitações de posicionamento em certos tipos de cirurgia, além de tratar desconfortos osteomusculares com terapias manipulativas. Além disso, o o fisioterapeuta pode atuar, também, no transoperatório, com o uso de tapping, por exemplo.

Os principais procedimentos e recursos utilizados na fisioterapia

Cada tipo de cirurgia estética exige uma preparação e necessidade específica de recuperação. Para cobrir todos casos e garantir o sucesso, o especialista pode fazer uso de diversos recursos e técnicas.

Os principais procedimentos utilizados pelo Fisioterapeuta são:

● fisioterapia respiratória;

● cinesioterapia (reabilitação através de movimento);

● correntes elétricas, lasers, termoterapia, radiofrequência, ultra-som e demais recursos em fases da cicatrização pertinentes;

● terapias manuais (incluindo a famosa drenagem linfática manual);

● tappings;

● cosméticos.

Os diversos recursos são escolhidos pelo profissional de forma individualizada, respeitando as fases da cicatrização e a necessidade do paciente.

Como fazer uma escolha segura?

Se você está avaliando a melhor opção para garantir uma intervenção plástica estética segura, então é importante buscar uma clínica com experiência comprovada e com profissionais capacitados.

A Clínica Luciano Schütz é referência em procedimentos estéticos. Contamos com uma equipe especializada e equipamentos de última geração para todo atendimento necessário no pré e pós-Cirúrgico.

Se quiser saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato conosco em nossa página de suporte ou através dos telefones:

● (48) 3430 – 0990

● (48) 3413 – 6090

● (48) 9915 – 0990

Não deixe de continuar acompanhando nosso conteúdo aqui no blog!



Leia Mais