Drenagem linfática: conheça os benefícios da prática

É bem provável que você já tenha ouvido falar em drenagem linfática. Porém, você sabe o que é e quais são seus benefícios?

A drenagem linfática é uma técnica utilizada para drenar os excessos de resíduos celulares e, assim, diminuir inchaços, além de contribuir para a eliminação de toxinas do organismo. A técnica ainda ativa o sistema linfático, fazendo com que trabalhe de forma mais ágil produzindo a linfa e a deslocando até os gânglios.

A linfa é uma espécie de líquido responsável por transportar toxinas até os gânglios para que sejam eliminadas pelo corpo e levarem anticorpos para ajudar as células a combaterem vírus e bactérias. Como não possui um sistema próprio de bombeamento de linfa, a drenagem é uma maneira eficiente de mobilizar a linfa e contribuir para que seus objetivos sejam alcançados.

Uma drenagem linfática bem realizada, diminui o líquido acumulado no interstício, estimula a regeneração dos tecidos e aumenta a ação do sistema imunológico, o responsável pela proteção do organismo.

A técnica é empregada por meio de movimentos circulares, com pressão que pode se alternar entre suave, média e forte, que acompanha o trajeto dos vasos linfáticos pelo corpo. A drenagem linfática pode ser aplicada manual ou mecanicamente, com o auxílio de aparelhos que pressionam regiões específicas do corpo.

Dessa forma, principalmente em procedimentos estéticos, a drenagem linfática tem a função de eliminar celulite e gordura localizada, resultando na redução de medidas.

Benefícios da drenagem linfática

O sistema linfático, quando trabalha corretamente, traz os seguintes benefícios:

  • Diminui e elimina hematomas e edemas após procedimentos cirúrgicos, principalmente estéticos, como a lipoaspiração;
  • Contribui para a eliminação de celulite e gordura localizada;
  • Otimiza as funções do sistema imunológico;
  • Eliminação de toxinas do organismo;
  • Promove analgesia, e
  • Atua positivamente nos processos anti-inflamatórios.

Especificamente para o combate da celulite e procedimentos de cirurgia estética, a drenagem linfática ativa a circulação sanguínea o que contribui para a eliminação de toxinas e diminuição de inchaços.

Ainda com propósito estético, a drenagem é indicada para eliminar edemas que surgem após os procedimentos cirúrgicos e promove uma cicatrização mais ágil e eficaz da cicatriz, além de diminuir dores e permitir que o tempo de recuperação do paciente seja reduzido.

Outros benefícios da drenagem linfática

Os benefícios da drenagem linfática vão além da estética. O procedimento também é amplamente utilizado em disfunções como a insuficiência venosa, em que as veias das pernas não bombeiam o volume adequado de sangue ao coração.

Nestes casos, a drenagem é indicada para reduzir edemas nas extremidades e contribuindo para que o retorno venoso aconteça corretamente.

A drenagem linfática é também indicada para no tratamento de dores de cabeça (cefaleias). Como aumenta a circulação local e o relaxamento de tensões, promove analgesia e a eliminação de contraturas musculares.

Contraindicações da drenagem linfática

Embora seja um procedimento seguro, a drenagem linfática possui alguns impedimentos em sua aplicação. A técnica é contraindicada para os indivíduos com hipertensão arterial, portadores de trombose, tumores ou câncer, infecções, entre outras alterações graves.

Por esse motivo, a drenagem linfática deve ser indicada por um médico e ser realizada por um profissional capacitado, como um fisioterapeuta.



Leia Mais