Conheça mais sobre a Rinoplastia
A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é caracterizada pela remodelação do nariz – e, por isso, também recebe o nome de remodelagem nasal. O procedimento cirúrgico permite a manipulação da cartilagem, ossos e pele da região, proporcionando um aspecto mais harmônico ao rosto.
Nem sempre a cirurgia é utilizada apenas para fins estéticos. Muitas vezes, o procedimento também pode sanar disfunções respiratórias – como o desvio do septo.
A rinoplastia pode ser feita em adultos a partir dos 18 anos de idade. O procedimento é realizado sob anestesia geral leve e termina com uma cicatriz interna imperceptível ou bem discreta. O tempo médio de duração da cirurgia é de 1 hora.
Dentre as indicações clínicas para a realização da cirurgia, podemos destacar:
- Fraturas nasais.
- Tumores de pele.
- Deformidades congênitas.
- Redução e remodelação nasal.
- Obstruções parciais nasais por desvio de septo.
Rinoplastia aberta ou fechada
Ao optar pelo tipo da cirurgia que será realizada, o cirurgião considera muitas variáveis, dentre elas o prazo médio de recuperação, visualização da estrutura nasal, indicação do procedimento, dentre outros. Conheça os tipos de cirurgia de nariz e suas indicações:
Rinoplastia aberta
A rinoplastia aberta permite a exposição total da estrutura nasal, facilitando a visualização do osso e da cartilagem. Nesse tipo de procedimento, o cirurgião realiza pequenas incisões na columela – assim, ergue a pele utilizando tesouras cirúrgicas e retratores.
A grande desvantagem desse tipo de rinoplastia é a intensidade do inchaço pós-cirúrgico, bem como a cicatriz externa, oriunda da incisão na columela.
Rinoplastia fechada
A rinoplastia fechada é um procedimento bem mais rápido do que a cirurgia de nariz aberta. Além disso, o pós-operatório é mais brando e não deixa cicatrizes visíveis.
O método consiste em uma incisão na parte inferior que conecta os dois lados do nariz. São utilizadas pequenas incisões no interior das narinas para manipulação do osso e da cartilagem.
Pela dificuldade de visualizar toda a estrutura nasal, a rinoplastia fechada exige um cirurgião plástico muito experiente no procedimento. Atente-se à escolha do profissional!
Cuidados pós-operatórios
Além da escolha de um excelente profissional, os cuidados pós-operatórios são parte fundamental para o sucesso da cirurgia plástica. No caso da rinoplastia, o paciente deve seguir à risca as seguintes recomendações:
- Na primeira semana pós-cirurgia, evitar sol ou ventos frios.
- Evitar exposição direta ao sol por, pelo menos, 4 semanas.
- Utilizar óculos somente se o médico responsável autorizar.
- Sempre que necessário, substituir o tampão externo.
- Obedecer rigorosamente o calendário de retornos médicos.
Faça a sua rinoplastia ou cirurgia de nariz com profissionais e estabelecimentos renomados
Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre a rinoplastia, chegou a hora de escolher o seu cirurgião plástico. Lembre-se que essa escolha está integralmente ligada aos bons resultados do procedimento.
Aqui na Clínica Luciano Schütz , referência em cirurgia plástica, você tem à sua disposição uma estrutura moderna, bem como uma equipe de profissionais altamente capacitados. O Dr. Luciano Schütz é médico, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Possui Graduação em Medicina e Pós-graduação em Cirurgia Plástica, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Agende uma avaliação conosco! Queremos ouvir seus desejos e contribuir satisfatoriamente com a sua saúde e bem-estar! Estamos localizados na Rua Augusto dos Anjos, 170, esquina com Marcelino Champagnat, no bairro Pio Corrêa, em Criciúma/SC.