Conheça mais sobre a Rinoplastia

Conheça mais sobre a Rinoplastia

 

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é caracterizada pela remodelação do nariz – e, por isso, também recebe o nome de remodelagem nasal. O procedimento cirúrgico permite a manipulação da cartilagem, ossos e pele da região, proporcionando um aspecto mais harmônico ao rosto.

Nem sempre a cirurgia é utilizada apenas para fins estéticos. Muitas vezes, o procedimento também pode sanar disfunções respiratórias – como o desvio do septo.

A rinoplastia pode ser feita em adultos a partir dos 18 anos de idade. O procedimento é realizado sob anestesia geral leve e termina com uma cicatriz  interna imperceptível ou bem discreta. O tempo médio de duração da cirurgia é de 1 hora.

Dentre as indicações clínicas para a realização da cirurgia, podemos destacar:

  • Fraturas nasais.
  • Tumores de pele.
  • Deformidades congênitas.
  • Redução e remodelação nasal.
  • Obstruções parciais nasais por desvio de septo.

 

Rinoplastia aberta ou fechada

Ao optar pelo tipo da cirurgia que será realizada, o cirurgião considera muitas variáveis, dentre elas o prazo médio de recuperação, visualização da estrutura nasal, indicação do procedimento, dentre outros. Conheça os tipos de cirurgia de nariz e suas indicações:

 

Rinoplastia aberta

A rinoplastia aberta permite a exposição total da estrutura nasal, facilitando a visualização do osso e da cartilagem. Nesse tipo de procedimento, o cirurgião realiza pequenas incisões na columela – assim, ergue a pele utilizando tesouras cirúrgicas e retratores.

A grande desvantagem desse tipo de rinoplastia é a intensidade do inchaço pós-cirúrgico, bem como a cicatriz externa, oriunda da incisão na columela.

 

Rinoplastia fechada

A rinoplastia fechada é um procedimento bem mais rápido do que a cirurgia de nariz aberta. Além disso, o pós-operatório é mais brando e não deixa cicatrizes visíveis.

O método consiste em uma incisão na parte inferior que conecta os dois lados do nariz. São utilizadas pequenas incisões no interior das narinas para manipulação do osso e da cartilagem.

Pela dificuldade de visualizar toda a estrutura nasal, a rinoplastia fechada exige um cirurgião plástico muito experiente no procedimento. Atente-se à escolha do profissional!

 

Cuidados pós-operatórios

Além da escolha de um excelente profissional, os cuidados pós-operatórios são parte fundamental para o sucesso da cirurgia plástica. No caso da rinoplastia, o paciente deve seguir à risca as seguintes recomendações:

  • Na primeira semana pós-cirurgia, evitar sol ou ventos frios.
  • Evitar exposição direta ao sol por, pelo menos, 4 semanas.
  • Utilizar óculos somente se o médico responsável autorizar.
  • Sempre que necessário, substituir o tampão externo.
  • Obedecer rigorosamente o calendário de retornos médicos.

 

Faça a sua rinoplastia ou cirurgia de nariz com profissionais e estabelecimentos renomados

Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre a rinoplastia, chegou a hora de escolher o seu cirurgião plástico. Lembre-se que essa escolha está integralmente ligada aos bons resultados do procedimento.

Aqui na Clínica Luciano Schütz , referência em cirurgia plástica, você tem à sua disposição uma estrutura moderna, bem como uma equipe de profissionais altamente capacitados. O Dr. Luciano Schütz é médico, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Possui Graduação em Medicina e Pós-graduação em Cirurgia Plástica, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Agende uma avaliação conosco! Queremos ouvir seus desejos e contribuir satisfatoriamente com a sua saúde e bem-estar! Estamos localizados na Rua Augusto dos Anjos, 170, esquina com Marcelino Champagnat, no bairro Pio Corrêa, em Criciúma/SC.



Leia Mais