A cirurgia plástica a favor da autoestima

postagem_luciano

O que você precisa para ser feliz ?

Todos nós temos uma percepção ou uma maneira de imaginar como nossa imagem se apresenta para outras pessoas, a assim chamada “autoestima”. É fácil concluir que pessoas descontentes com a sua autoimagem serão pessoas com dificuldades em seus relacionamentos nos mais diversos planos. O contrário também é verdadeiro, ou seja, os indivíduos satisfeitos com sua imagem terão maior probabilidade de serem autoconfiantes, mais produtivos em seus trabalhos, mais participativos em suas atividades sociais e , sobretudo, mais felizes.

A cirurgia plástica é ferramenta importante capaz de estimular e promover grandes alterações no íntimo das pessoas, mesmo com pequenas mudanças externas, permitindo o desenvolvimento de uma auto imagem forte e positiva. E é justamente pelo fato da cirurgia trazer alterações por vezes importantes e permanentes, que é fundamental que o paciente, já na sua consulta com o cirurgião, tenha uma noção muito clara sobre quais são estas alterações e de como elas poderão afetá-lo.

 

Você é o candidato ideal para uma cirurgia plástica ?

Você deve ser honesto consigo mesmo. Por que exatamente quer fazer uma cirurgia? Quais seus objetivos? Quais suas expectativas com relação aos resultados ?

Existem duas categorias de bons candidatos à cirurgia. A primeira inclui pessoas com uma autoestima positiva que estão incomodados com algum aspecto físico e desejam corrigi-lo ou melhorá-lo.  Após a cirurgia estes paciente sentem-se bem com os resultados e mantém uma imagem positiva ao seu respeito. A segunda categoria é formada por pacientes com defeitos físicos ou desarranjos estéticos que ao longo do tempo foram diminuindo a sua autoestima. Estes pacientes podem se ajustar um pouco mais lentamente no pós-operatório, uma vez que a recuperação da auto imagem leva certo tempo. Entretanto, após este período normal de adaptação a autoestima geralmente sai bastante fortalecida.

É importante lembrar que a cirurgia plástica pode promover mudanças físicas e da aparência além da autoestima, e é bem provável que seus amigos e as pessoas que você ama respondam positivamente a estas modificações. Entretanto, entenda e aceite que a cirurgia não causará mudanças significativas em pessoas outras que não você mesma. A vontade de mudar a “aparência externa” para melhorar outros tipos de problemas pessoais ou de relacionamento pode levar a futuras decepções



Leia Mais