7 perguntas e respostas sobre a rinoplastia
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é alterar a estética do nariz. Por meio desta cirurgia, é possível diminuir ou aumentar o nariz, tornar as asas do nariz mais finas. O procedimento também é bastante recomendado para remover calos ósseos no dorso do nariz, entre outros.
No entanto, as finalidades da rinoplastia vai além da estética. A cirurgia de correção de desvio de septo nasal é um exemplo de rinoplastia que é realizada para reestabelecer as funções fisiológicas do nariz.
Elencamos abaixo as 7 perguntas e respostas sobre a rinoplastia. Acompanhe:
1. Quais são as indicações da rinoplastia?
A rinoplastia possui uma série de indicações. Sob o ponto de vista estético, qualquer pessoa que não se sinta bem com o formato de seu nariz pode realizar o procedimento. Entretanto, a pessoa não pode apresentar problemas de saúde que a impeçam de realizar a cirurgia.
A rinoplastia também é indicada para pessoas que possuem alterações fisiológicas, como o desvio de septo. Também é indicada na retirada da carne esponjosa, procedimento chamado turbinectomia.
Somente um cirurgião plástico pode avaliar os casos e investigar se a pessoa está apta para passar pela rinoplastia.
2. Qual o profissional indicado para realizar a rinoplastia?
A rinoplastia exige um médico especializado. Portanto, ao desejar realizar a cirurgia, é necessário procurar por um cirurgião plástico ou um otorrinolaringologista.
Uma dica importante é marcar uma consulta com o médico especialista e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento em geral, principalmente no que se refere ao pós-operatório. Se possível, converse com pessoas que já realizaram o procedimento.
3. A partir de que idade a rinoplastia pode ser realizada?
A rinoplastia apenas pode ser realizada em pacientes cujo crescimento facial esteja completo. Isso acontece por volta dos 15 anos de idade.
4. Como a rinoplastia é realizada?
Há duas técnicas principais para a rinoplastia. A primeira é chamada de exorrinoplastia, ou rinoplastia aberta, em que uma pequena incisão é feita na base do nariz pelo interior das narinas.
A segunda técnica é a endorrinoplastia, ou rinoplastia fechada, em que as incisões são feitas somente no interior das narinas.
5. É preciso anestesia para a rinoplastia?
Sim, a cirurgia requer anestesia. Essa pode ser geral ou local com sedação. No primeiro caso, o paciente precisa ser entubado.
6. Qual a duração da rinoplastia?
Cada caso é um caso. Uma cirurgia estética pode levar mais tempo do que uma cirurgia de correção de desvio de septo. Contudo, em linhas gerais, a cirurgia demora cerca de duas horas.
7. O cirurgião consegue alterar qualquer nariz?
Na consulta pré-cirurgia, o médico avalia o rosto do paciente levando alguns fatores em consideração, como o tamanho e a simetria facial. Porém, embora seja preciso levar em consideração os desejos do paciente, o cirurgião deve observar se a expectativa do paciente em relação à cirurgia é real.
Cada rosto possui suas particularidades que deverão ser observadas para que a estética seja harmoniosa. Por esse motivo, é preciso que a relação entre paciente e médico seja pautada pela confiança mútua. Dessa forma, a rinoplastia terá um resultado acima do esperado.