Rinoplastia: uma das cirurgias plásticas mais realizadas por homens

rinoplastia-homem

Quando falamos em cirurgias plásticas, imaginamos que apenas as mulheres são responsáveis pela alta demanda de procedimentos. No entanto, é interessante saber que nos últimos 5 anos o número de cirurgias plásticas realizadas pelos homens quadruplicou. A preocupação com a aparência e o bem-estar já é uma realidade entre o público masculino.   Dentre os procedimentos mais buscados, a rinoplastia se destaca.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento cirúrgico é o segundo mais realizado pelos homens do país. Trata-se de um procedimento realizado no nariz, seja para fins estéticos ou apenas funcionais.

 

Conheça mais sobre a rinoplastia masculina

 

Para realizar a cirurgia, o paciente deve ter, no mínimo, 16 anos de idade. Nessa idade, as estruturas ósseas e cartilaginosos do nariz já estão plenamente desenvolvidas.   Existem duas técnicas de rinoplastia masculina utilizadas pelos cirurgiões: a aberta e a fechada. Enquanto na técnica aberta a incisão e a cicatriz são discretas, uma vez que ficam na parte interior do nariz, na técnica fechada a incisão é realizada logo abaixo da ponta do nariz. Apesar de menos discreta, a técnica fechada oferece como vantagem a melhor visão de toda a estrutura anatômica do nariz.
A escolha da técnica é realizada pelo profissional, uma vez que deve considerar o caso do paciente, o nível de intensidade das modificações e, inclusive, o grau de experiência cirúrgica do profissional.   Fique atento: antes de realizar uma rinoplastia, escolha uma clínica especializada, segura e que ofereça profissionais experientes e capacitados, além de registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Diferenças entre a rinoplastia masculina e feminina

 

A grande diferença envolve os traços das narinas masculinas e femininas. No homem, o nariz possui maior proporção, um dorso nasal mais reto do que o feminino e a ponta tem rotação entre 90 e 95 graus. Nas mulheres, essa rotação varia entre 95 e 105 graus.   Um dos principais desafios do cirurgião que realiza a rinoplastia masculina é manter os traços naturalmente masculinos. Isso significa atentar-se ao dorso bem mais baixo e ao nariz muito “arrebitado”, uma vez que tais características são de narizes femininos.

 

Modificações e benefícios propostos pela rinoplastia masculina

 

Apesar de ser uma cirurgia com resultados extremamente naturais, as modificações percebidas em análises de antes e depois surpreendem os pacientes que optam pela rinoplastia masculina.   A modificação mais popular é a redução do tamanho do nariz. Vale lembrar que este é um dos principais motivos pelos quais os homens optam pela cirurgia. Também é possível corrigir irregularidades de nascença, modificar o formato do dorso e o formato entre o nariz e o lábio superior.   Além das questões estéticas, a rinoplastia masculina também pode atuar na melhora de problemas respiratórios. Isso porque a cirurgia pode ser utilizada na correção de desvio de septo e das válvulas nasais, bem como na alteração da estrutura do nariz, melhorando o fluxo de ar das narinas.

Que tal visitar a Clínica Luciano Schutz, conhecer nossas instalações e receber orientação profissional? O Dr. Luciano Schutz é medico, cirurgião plástico e membro titular da SBCP. Além disso, é graduado em Medicina e Pós-Graduado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Estamos localizados na Rua Augusto dos Anjos, 170, no bairro Pio Correa, em Criciúma/SC. Nossos telefone são: (48) 3430-0990/3413-6090/9915-0990. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

Saiba as 7 perguntas mais frequentes sobre a cirurgia de Rinoplastia.



Leia Mais