Rinoplastia: uma das cirurgias plásticas mais realizadas por homens

 

Quando falamos em cirurgias plásticas, imaginamos que apenas as mulheres são responsáveis pela alta demanda de procedimentos. No entanto, é interessante saber que nos últimos 5 anos o número de cirurgias plásticas realizadas pelos homens quadruplicou. A preocupação com a aparência e o bem-estar já é uma realidade entre o público masculino.   Dentre os procedimentos mais buscados, a rinoplastia se destaca.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento cirúrgico é o segundo mais realizado pelos homens do país. Trata-se de um procedimento realizado no nariz, seja para fins estéticos ou apenas funcionais.

 

Conheça mais sobre a rinoplastia masculina

 

Para realizar a cirurgia, o paciente deve ter, no mínimo, 16 anos de idade. Nessa idade, as estruturas ósseas e cartilaginosos do nariz já estão plenamente desenvolvidas.   Existem duas técnicas de rinoplastia masculina utilizadas pelos cirurgiões: a aberta e a fechada. Enquanto na técnica aberta a incisão e a cicatriz são discretas, uma vez que ficam na parte interior do nariz, na técnica fechada a incisão é realizada logo abaixo da ponta do nariz. Apesar de menos discreta, a técnica fechada oferece como vantagem a melhor visão de toda a estrutura anatômica do nariz.
A escolha da técnica é realizada pelo profissional, uma vez que deve considerar o caso do paciente, o nível de intensidade das modificações e, inclusive, o grau de experiência cirúrgica do profissional.   Fique atento: antes de realizar uma rinoplastia, escolha uma clínica especializada, segura e que ofereça profissionais experientes e capacitados, além de registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Diferenças entre a rinoplastia masculina e feminina

 

A grande diferença envolve os traços das narinas masculinas e femininas. No homem, o nariz possui maior proporção, um dorso nasal mais reto do que o feminino e a ponta tem rotação entre 90 e 95 graus. Nas mulheres, essa rotação varia entre 95 e 105 graus.   Um dos principais desafios do cirurgião que realiza a rinoplastia masculina é manter os traços naturalmente masculinos. Isso significa atentar-se ao dorso bem mais baixo e ao nariz muito “arrebitado”, uma vez que tais características são de narizes femininos.

 

Modificações e benefícios propostos pela rinoplastia masculina

 

Apesar de ser uma cirurgia com resultados extremamente naturais, as modificações percebidas em análises de antes e depois surpreendem os pacientes que optam pela rinoplastia masculina.   A modificação mais popular é a redução do tamanho do nariz. Vale lembrar que este é um dos principais motivos pelos quais os homens optam pela cirurgia. Também é possível corrigir irregularidades de nascença, modificar o formato do dorso e o formato entre o nariz e o lábio superior.   Além das questões estéticas, a rinoplastia masculina também pode atuar na melhora de problemas respiratórios. Isso porque a cirurgia pode ser utilizada na correção de desvio de septo e das válvulas nasais, bem como na alteração da estrutura do nariz, melhorando o fluxo de ar das narinas.

Que tal visitar a Clínica Luciano Schutz, conhecer nossas instalações e receber orientação profissional? O Dr. Luciano Schutz é medico, cirurgião plástico e membro titular da SBCP. Além disso, é graduado em Medicina e Pós-Graduado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Estamos localizados na Rua Augusto dos Anjos, 170, no bairro Pio Correa, em Criciúma/SC. Nossos telefone são: (48) 3430-0990/3413-6090/9915-0990. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.



Leia Mais

Blefaroplastia

Blefaroplastia

blefaroplastia Se você se incomoda com as bolsas de pele abaixo dos olhos, então certamente já deve ter pensado como seria ótimo se existisse um...