Entenda o que é Ritidectomia (ou Lifting Facial)

Entenda o que é Ritidectomia (ou Lifting Facial). O procedimento tem como objetivo tratar de flacidez nas regiões do rosto e do pescoço.
Muitos são os motivos que levam algumas pessoas a fazer Ritidectomia, também chamada de lifting facial. O procedimento tem como objetivo tratar de flacidez nas regiões do rosto e do pescoço.

Em geral, o procedimento é feito por causa de flacidez em áreas do rosto que dão aquele ar de pele caída e cansada: como nos cantos da boca, duplo queixo, sobrancelha, região malar e mandíbula sem definição.

Naturalmente é preciso procurar uma clínica especializada para entender a melhor forma de tratamento e solução do problema.

 

O procedimento

Como o procedimento também é estético e busca uma harmonização facial, pode ser necessário reposicionar músculos da face. Depende do caso, mas a Ritidectomia pode abranger áreas específicas e por isso ganha outras definições:

 

Lifting Temporal: a finalidade é basicamente levantar a região da sobrancelha a nível das têmporas. Esse método reposiciona a região média e superior da face. Como resultado, um olhar mais descansado e jovial.

 

Lifting Cervical: correção da linha da mandíbula e do pescoço.

 

Lifting Cervicofacial: esse método visa remover excesso de pele bem como reposicionar músculos quando necessário.

 

Lifting frontal: a testa recebe cirurgia corretiva para tratar as linhas de expressão, que muitas vezes são provocadas pelo movimento muscular.

 

Lifting Endoscópico: esse método permite incisões menores no couro cabeludo para puxar áreas da face. Quanto menor for a flacidez nesse procedimento, menor é a cicatriz, que fica imperceptível no meio do cabelo.

 

Minilifting: para flacidez menos acentuada.

 

Tipo de anestesia

Anestesia local associada a sedação ou anestesia geral para Ritidectomia? A extensão do lifting é o que determinará a escolha de um ou de outro.

O tipo de anestesia leva em conta o total conforto do paciente.

 

Recuperação e recomendações

É normal o aparecimento de edemas sem dor após a Ritidectomia, que diminuem com o tempo. Em quinze dias os pacientes já conseguem sair de casa.

Seguir as recomendações do cirurgião plástico para uma boa recuperação é essencial:

  • Aplicar gelo na face durante a primeira semana acelera a desinflamação.
  • Evitar exposição ao sol durante o primeiro mês e usar protetor solar.
  • Confirme com o cirurgião se massagens de drenagem linfática podem ajudar o seu processo de recuperação.
  • Aplicação de gel e hidratação das cicatrizes

A recuperação completa leva mais de seis meses e depende de um caso para



Leia Mais