Como conferir se o médico é cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Realizar uma cirurgia plástica é o sonho de muitos. Afinal, corrigir ou valorizar partes do corpo são responsáveis pela autoestima e contribui diretamente com o bem-estar do indivíduo.

Mas é preciso muita cautela. Além de ter a certeza de que você está pronto para se submeter ao procedimento, é preciso saber se a clínica responsável é registrada pela Anvisa e atende a todos os requisitos de saúde e segurança.

Junto à isso, há extrema importância de verificar se o cirurgião responsável é cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.


Os possíveis riscos causados por profissionais não cadastrados na SBCP

Quando um procedimento é realizado por um profissional não qualificado, sua saúde está em risco. Vale frisar que para incluir um profissional de cirurgia plástica em seu quadro de membros, a SBCP reúne alguns requisitos, dentre eles:

● 2 anos de especialização em cirurgia geral;
● 3 anos de cirurgia plástica em serviços respaldados pelo MEC ou SBCP;
● Aprovação em teste oral e escrito aplicado pela SBCP.

Cirurgiões que não atendem a estes requisitos, não oferecerão segurança em seu procedimento. Prova disso, são as manchetes nos noticiários, de mortes causadas por cirurgias e procedimentos não seguros, sem respeito às normas de segurança impostas pela associação.

Portanto, desconfie e procure outro profissional nos seguintes casos:

1. O cirurgião plástico não é associado a SBCP;
2. O procedimento não é realizado em clínicas especializadas ou hospitais;
3. O profissional não possui experiência comprovada na área;
4. Não existem boas recomendações vindas de outros pacientes;
5. A clínica ou hospital não são autorizados pela Anvisa;
6. O cirurgião opta pelo uso do PMMA (polimetilmetacrilato) de forma indiscriminada. O PMMA é indicado em casos muito específicos, em áreas mínimas. Além disso, a qualidade da substância, muitas vezes, é questionável.


Como checar o cadastro do profissional na SBCP?

É bem simples! A plataforma da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reúne em seu banco de dados informações sobre todos os membros cadastrados e aptos a realizar cirurgias plásticas.

A pesquisa pode ser realizada através do nome completo do profissional ou, ainda, pelo estado.

Se o profissional for membro da SBCP, um perfil completo será exibido. São compartilhadas informações como nome completo, e-mail, telefone, CRM, categoria e endereço.

É importante lembrar que caso o profissional não conste no cadastro, ele não está apto a realizar qualquer tipo de procedimento estético ou cirúrgico, por menos invasivo que seja.

O Dr. Luciano Schutz, referência em cirurgias plásticas em Criciúma-SC, é médico, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como formação acadêmica, possui Graduação em Medicina e Pós-graduação em Cirurgia Plástica na Universidade Federal de Santa Catarina.



Leia Mais